Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Pteris congesta J.Prado EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 27-06-2012

Criterio: A2c;B2ab(iii)

Avaliador: Rafael Augusto Xavier Borges

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Pteris congesta está sujeita a duas situações de ameaça com uma AOO menor que 500 km². Habita áreas com altitude elevada que sofrem a perda de hábitat devido principalmente à expansão urbana irregular e aos incêndios. Nos últimos oito anos, somente no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), foi registrada a queima de aproximadamente 50% do hábitat da espécie, o que permite suspeitar de uma redução populacional em taxa semelhante.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Pteris congesta J.Prado;

Família: Pteridaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Distribuição

A espécie é endêmica do Rio de Janeiro (Prado, 2012), ocorrendo na Serra do Mar e na Serra dos Órgãos (Prado; Windisch, 2000)A espécie ocorre desde o nível do mar até cerca de 700 m (Prado; Windisch 2000).A espécie tem distribuição muito restrita (Prado; Windisch, 2000) A Serra do Mar, Serra dos órgãos e Serra da Mantiqueira são considerados centros secundários de diversidade e endemismo do gênero Pteris (Prado; Windisch, 2000)

Ecologia

A espécie é uma erva, terrícola, com ocorrência em floresta úmida da Matas Atlântica (Prado, 2012).No Rio de Janeiro a espécie foi coletada na mata de encosta em local sombreado. Outros registros indicam que a espécie ocorre ao longo de rios e córregos ou às margens de trilhas, crescendo em solo rico em húmus ou entre rochas (CNCFlora, 2012).

Ameaças

1.1.2 Wood plantation
Incidência local
Severidade high
Detalhes A fragmentação de ecossistemas é a maior alteração ambiental causadapelo homem na baixada costeira fluminense, tendo como uma das ameaças a plantação e extração de madeira (Carvalho et al., 2004).

1.1 Agriculture
Incidência local
Severidade low
Detalhes A fragmentação de ecossistemas é a maior alteração ambiental causadapelo homem na baixada costeira fluminense, tendo como uma das ameaça aatividade agrícola (Carvalho et al., 2004).

6.1 Atmospheric pollution
Incidência local
Severidade low
Detalhes A região Metropolitana do Rio de Janeiro apresenta a segunda maior concentração de veículos, de indústrias e de fontes poluentes da atmosfera do país (MMA; ICMBio, 2008)

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade high
Detalhes Os remanescente de Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro, correspondem a 18,38% da área original do bioma no Estado (SOS Mata Atlântica; INPE, 2011).

10.5 Fire
Incidência local
Severidade medium
Detalhes As atividades humanassão as que mais ameaçam a conservação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.Nos meses entre junho e setembro é comum a origem de focos de incêndiopromovidos pelos moradores para eliminar ervas daninha ou mesmo por vândalos ebaloeiros (Miller et al.2006).

1.4.2 Human settlement
Incidência local
Severidade very low
Detalhes O crescimento urbanoe a construção de condomínios sobre a floresta nativa e escarpas de montanhas éuma ameaça à vegetação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Miller et al. 2006).

1.7 Fire
Incidência local
Severidade medium
Detalhes No Parque Nacional da Serra dos Órgãos, RJ, a vertente Norte esta fortemente ameaçado a incidência de incêndios, uma vez que as correntes de vento úmidas ficam retidas na vertente Sul. A estação de seca tem início em maio, com focos de incêndio mais crítico no meses de agosto e setembro. O início de incêndio ocorre principalmente pelo preparo de terreno para a prática agrícola. Em 2004, um incêndio iniciado fora da área do parque provocou a queima de 250 ha. Em oito anos, 1999-2006 foi queimado 872,5 ha nas áreas do Parque e entorno (MMA; ICMBio, 2008).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Deficiente de dados" (DD), segundo a Lista vermelha da flora do Brasil, anexo 2 (MMA, 2008)

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre no Parque Nacional da Tijuca, Horto Floresta e Estação Ecológica Estadual do Paraíso, RJ (CNCFlora, 2011)

Referências

- Base de Dados do Centro Nacional da Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2012.

- PRADO, J. Pteridaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB092020>.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE; INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Plano de Manejo - Parque Nacional da Tijuca, Brasilia, DF, 2008.

- DEAN, W. A ferro e fogo - A história e a devastação da Mata Atlântica brasileira. Companhia das Letras, 1996. 484 p.

- FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA; INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica: Período 2008-2010. 2011. 122 p.

- CARVALHO, F. A.; NASCIMENTO, M. T.; OLIVEIRA, P. P.; RAMBALDI, D. M.; FERNANDES, R. V. A importância dos remanescentes florestais da Mata Atlântica de baixada costeira fluminense para a conservação da biodiversidade na APA da Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado/IBAMA ? RJ. Fundação O Boticário de Proteção à Natureza: Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, 2004.

- PRADO, J. New Name and New Status in Brazilian Pteris L. (Pteridaceae). American Fern Journal, v. 83, n. 4, p. 131-134, 1993.

- PRADO, J.; WINDISCH, P. G. The genus Pteris L. (Pteridaceae) in Brazil. Boletim do Instituto de Botânica, v. 13, p. 103-199, 2000.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Plano de manejo do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, v.Encarte 3, 2008.

- MILLER, D.; WARREN, R.; MILLER, I. M.; SEEHAWER, H. Serra dos Órgãos - sua história e suas orquídeas. Nova Friburgo, RJ: Scart, 2006. 567 p.

- SALINO, A.; ALMEIDA, T. E.; HERINGER, G. Pteridaceae. In: STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A.; SOBRAL, M. COSTA, D. P. KAMINO, L. H. Y. Plantas da floresta atlântica. Rio de Janeiro, RJ: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, p.516, 2009.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Pteris congesta in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Pteris congesta>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 27/06/2012 - 13:58:27